top of page

Prótese dentária 

A perda dentária por doenças como a cárie e a periodontite acomete grande parte da população do Brasil e do mundo. As ausências dentárias provocam grandes desequilíbrios estéticos e funcionais no sistema mastigatório, gerando movimentações dos dentes remanescentes, diminuição da eficiência mastigatória e até perda da auto estima.

 

O sucesso dos tratamentos que envolvem prótese dentária está diretamente relacionado a um planejamento minucioso e criterioso de cada caso, seja na confecção de uma única restauração cerâmica, ou até mesmo nas mais extensas reabilitações orais. Com base em um planejamento elaborado sobre os pilares do conhecimento científico e estético, lançamos mão das mais atuais técnicas, com o uso de materiais de alta tecnologia, afim de concluirmos todos os nossos tratamentos com o mais alto padrão de excelência.

 

Quais são os tipos de próteses dentárias?

 

As próteses dentárias podem ser divididas em dois grandes grupos: próteses fixas e próteses removíveis.

 

Próteses fixas convencionais

São as próteses que estão fixas no meio bucal, e possuem as estruturas dentárias remanescentes como meio de retenção. Em casos de extensa destruição da coroa dentária, de substituição de restaurações extensas antigas, de melhora da forma e tamanho dos dentes ou de perdas dentárias intercalares, as próteses parciais ou totais fixas podem ser indicadas como tratamento reabilitador.

São exemplos de próteses fixas convencionais as próteses diagnósticas ou provisórias, coroas de porcelana sobre dentes, restaurações parciais em porcelana, as lentes de contato dental e as pontes fixas.

 

Próteses fixas sobre implante

Este tipo de prótese permite a substituição de dentes perdidos, após a instalação de implantes dentários em regiões por algum motivo edêntulas (na ausência do dente). O conhecimento profundo dos processos de fixação dos implantes em tecido ósseo sadio (osseointegração) permitiu o uso previsível e satisfatório dos implantes dentários. Dessa forma, seja na substituição de um único elemento dentário, ou de toda uma arcada dentária, conseguimos alcançar as expectativas dos nossos pacientes.

 

Próteses removíveis

São próteses parciais ou totais que também substituem dentes perdidos, com próteses acrílicas ou metaloplásticas, de acordo com a condição inicial do paciente. São exemplos dessas próteses as Próteses Totais (dentaduras) e as Próteses Parciais Removíveis.

 

A associação de diferentes tipos de próteses é muito comum em reabilitações orais extensas. Sempre tendo como base o melhor planejamento possível para cada caso, a interação dos diferentes campos da prótese dentária tem como resultado a saúde estética e funcional de nossos pacientes. 

bottom of page